A cidade de Belém recebeu, na semana de 18 a 22 de setembro, a quarta edição da Conferência Ethos 360° de 2023. O evento, realizado no Complexo da Estação das Docas, reuniu empresas, organizações do terceiro setor, políticos, juristas, ativistas e público em geral para debater temas como o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e a preparação de Belém para receber a COP-30, em 2025, além de discutir a preservação da biodiversidade e proteger as comunidades locais.
O Instituto Bem da Amazônia foi representado por Cleide Pinheiro e Jaqueline Almeida, integrantes da Diretoria e da área de Projetos do Instituto, respectivamente.
Durante a conferência de abertura, o presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, lembrou que a instituição, que completa 25 anos em 2023, definiu como tema central para os próximos anos o combate às desigualdades, um desafio histórico para o Brasil. “Quando falamos em desigualdade, infelizmente a região Norte possui os piores indicadores do País. Porém, atualmente temos dados e informações que podem e devem ser usados para melhorar esse cenário. Não podemos chegar em 2025 com os mesmos indicadores”.
O Instituto Ethos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Segundo a diretora-adjunta do Instituto, Ana Lúcia Melo, o evento busca o engajamento das lideranças empresariais e da sociedade civil da região amazônica em torno de soluções que visem o desenvolvimento sustentável. “A gente quer aqui, a partir das apresentações, de práticas e discussões sobre os desafios, encorajar que cada vez mais empresas possam atuar nessa agenda”, reforça Ana Lúcia Melo.
Proteção de Defensores - Ainda como parte das atividades em Belém, o Instituto Ethos promoveu no dia 20 uma reunião ampliada com empresas (participaram Agropalma, Caixa, Sesc, entre outras) e ativistas dos direitos humanos e ambientais para apresentar um projeto de apoio a pessoas que atuam na defesa de direitos e criar um ambiente de paz na Região. A reunião foi o primeiro encontro para falar sobre o projeto, que será desenvolvido nos próximos anos. O Instituto foi representado pela jornalista Jaqueline Almeida.
Texto: Jaqueline Almeida
Fotos: Instituto Ethos