Amazônia Vox é selecionado para programa de bolsas da Dart Center

24/05/2023 00:00

A plataforma Amazônia Vox está entre os quinze projetos selecionados no Brasil para a edição de 2023 do fellowship para reportagens sobre a primeira infância no país do Dart Center for Journalism and Trauma. O programa é um centro de recursos e uma rede global de jornalistas, educadores de jornalismo e profissionais de saúde dedicados a melhorar a cobertura da mídia sobre traumas, conflitos e tragédias. É um projeto da Columbia University Graduate School of Journalism na cidade de Nova York, com escritórios internacionais em Londres e Melbourne.

O programa durará de maio até novembro de 2023, sendo liderado pelo jornalista Fábio Takahashi em colaboração com Mariana Kotscho, Daniela Tófoli e Paula Perim. Os bolsistas selecionados terão apoio financeiro, como também, orientações, participações em Webinars, com jornalistas nacionais e internacionais, em diversas áreas de atuação, focando na criança.

O critério de escolha para a bolsa se baseava em projetos que tratassem sobre a primeira infância no Brasil. O programa busca explorar questões referentes ao acesso à saúde, saneamento, uso de pesticidas, violência e abandono de crianças.

O projeto - Com a proposta de produzir uma série de matérias sobre os números e relatos dos desafios da cobertura pré-natal com mães em comunidades da Amazônia, o Amâzonia Vox, através do seu idealizador Daniel Nardin, foi selecionado para a bolsa. O projeto focará em localidades de ribeirinhos, apresentando os índices e as consequências de quando o atendimento pré-natal não é realizado. Através do jornalismo de soluções, a série vai detalhar as iniciativas e respostas para o tema, buscando inspirar em escala iniciativas semelhantes.

Além do Amazônia Vox, o programa incluiu entre os bolsistas jornalistas de veículos como CNN Brasil, G1, Folha de São Paulo, UOL, Revista Piauí, BBC Brasil, Rede Globo e Valor Econômico.

A seleção para o programa do Dart Center já é o terceiro em poucos meses de desenvolvimento da plataforma, que entrou no ar neste mês de maio, em fase de testes. O Amazônia Vox também foi selecionado para o programa Jogo Limpo 2.0, do International Center for Journalists (ICFJ) e Youtube Brasil e o Lab de Sustentabilidade, da Google Brasil.

A bolsa do Dart Center faz parte da Early Childhood Journalism Initiative, um programa de treinamento plurianual do centro para melhorar a cobertura sobre o desenvolvimento da primeira infância em todo o mundo. A fellowship foi possível graças a doações da Fundação Bernard van Leer (Holanda), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil) e O Fundo Two Lilies (Estados Unidos).

 

 

Crédito da imagem: Tarso Sarraf