II Formação Online do Amazônia Vox em parceria discute produção de Podcast

11/09/2024 09:26

Por Laura Guido, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Alice Martins 

A quinta sessão da II Formação Online do Amazônia Vox em parceria com a Fundação Lemann debateu processos de produção de podcast com o jornalista Maickson Serrão - O Pavu, criador do podcast “O Pavulagem”. A partir de Manaus, capital do Amazonas, o comunicador contou um pouco da sua experiência com podcasts e ressaltou a importância de seguir determinados passos para que a produção seja efetiva. O podcast de Maickson tem a proposta de contar histórias, popularmente conhecidas como “encantadas”, da Floresta Amazônica. Os verdadeiros protagonistas do podcast “O Pavulagem” são, portanto, os contadores de histórias da Amazônia. Hoje, o podcast já conta com mais de 50 entrevistados.

Maickson iniciou a sessão contando o processo de criação do Podcast “O Pavulagem - Histórias e mistérios da Floresta Amazônica". De acordo com o comunicador, a provocação para a produção desse podcast está associada à sua trajetória de vida, haja vista que eram histórias que sempre estiveram no seu imaginário quando criança. No entanto, com a partida dos mais velhos, que  contavamessas lendas, Maickson viu uma oportunidade de resgatar as histórias utilizando as plataformas digitais como aliadas e ferramentas que são capazes de impulsionar e propagar essas lendas no país e no mundo inteiro. "O Pavulagem" conta com grandes números na plataforma Spotify: 600 mil inicializações, 437 mil streamings; 123 mil ouvintes; 44.097 seguidores e 318 mil impressões; “São números que nos orgulham muito. Atualmente nós temos feito trabalhos no Amazonas, Pará e em Roraima”, comemora. 

A apresentação dele foi estruturada a partir do seguinte princípio: primeiramente com questões técnicas e estruturais para a produção de podcasts - microfone, fone de ouvido, programas de edição, planejamento, formatos (roteirizados ou conversacionais).  Depois, em relação à concepção do seu programa: “Por que um podcast? O que a sua personalidade traz para a podosfera? Por que fazer este podcast? Por que nesse momento? Quem é você e por que você é a pessoa certa?” foram alguns dos questionamentos levantados pelo comunicador que utilizou como centralidade a frase “você precisa acreditar no próprio projeto, na sua ideia”. 

Por fim, o comunicador ressaltou a importância das redes sociais no processo de divulgação da marca do seu projeto, além de ser um espaço para conversas abertas em que o público pode pedir sugestões. Uma provocação para os participantes da sessão também aconteceu: “se vocês fossem fazer um podcast, qual seria a frase de impacto?”, espaço de onde surgiram diferentes possibilidades. Para a jornalista Thays Araújo, por estar localizada numa região do estado do Pará com diferentes possibilidades e muita especificidade ao mesmo tempo, sua ideia foi: “Descentralizando o Pará: o Sul e o Sudeste em foco” a partir da cidade de Marabá. Já outro participante deu como sugestão: “Dialeto Amazônico: um universo paralelo no Norte do país”, entre outras ideias que surgiram no processo de criação proposto pelo palestrante da sessão. 

Este foi o quinto encontro da II Formação Online, realizada pelo Amazônia Vox em parceria com a Fundação Lemann. Foram disponibilizadas 100 vagas distribuídas entre os nove estados da Amazônia Legal. Inicialmente, eram apenas 50 vagas, mas devido ao grande volume de inscritos, este número teve de ser dobrado. Todas as sessões são gravadas, vão ser disponibilizadas aos 457 inscritos e, posteriormente, devem ser disponibilizadas no canal do Amazônia Vox no Youtube.

Sobre o Amazônia Vox - A plataforma reúne um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e uma rede de freelancers de comunicação da região. Também produz conteúdo jornalístico baseado em Jornalismo de Soluções, mostrando iniciativas e vozes locais que estão dando respostas para os desafios do território. O projeto foi desenvolvido com apoio do Instituto Bem da Amazônia. O Amazônia Vox também é apoiado pelo International Center for Journalists (ICFJ), através da bolsa global Knight Fellow. Acompanhe nossas redes no Instagram, LinkedIn e Canal no Youtube.

Sobre a Fundação Lemann - A Fundação Lemann é uma organização de filantropia familiar, autônoma e independente, que acredita nas pessoas como impulsionadoras de transformações positivas para o Brasil.  Por isso, atuamos há mais de duas décadas para fortalecer a educação pública, dando atenção especial para alfabetização e aos anos finais do Ensino Fundamental, além de apoiar o desenvolvimento de lideranças. Temos compromisso com a construção de um país mais justo, desenvolvido no seu pleno potencial e com garantia de equidade étnico-racial e de gênero em todas as esferas da sociedade. 

Em mais de duas décadas de atuação, apoiamos diretamente a educação pública de cinco milhões de estudantes, ajudamos a formar mais de três mil lideranças e fomentamos uma rede de líderes que, atualmente, conta com mais de 700 pessoas atuantes em diversas áreas (saúde, educação, gestão pública, terceiro setor). Também criamos centros internacionais e nacional de excelência e geramos conhecimento em áreas estratégicas para o país, aplicadas em educação, tecnologia e gestão pública, para contribuir com as tomadas de decisões a favor das pessoas. Saiba mais em https://fundacaolemann.org.br/. Siga nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn