II Formação do Amazônia Vox dá dicas para conseguir editais e bolsas de reportagem

04/09/2024 16:20

Por Laura Guido, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Alice Martins 

 

A quarta sessão da II Formação Online do Amazônia Vox em parceria com a Fundação Lemann discutiu a importância de editais e outras oportunidades do tipo para o jornalismo, sobretudo para a Amazônia. Nesse sentido, a jornalista Alice Martins deu dicas e comentou sobre passos a serem seguidos noprocesso de submissão de propostas.

De acordo com a jornalista, deve-se partir do princípio da identificação com a proposta daquele edital: é uma temática em que você de fato se interessa e trabalharia com afinco? Dessa maneira, é importante conhecer e saber diferenciar os tipos de oportunidade, sendo eles: bolsa de reportagem; prêmios; fellowship; formações e subsídios para projetos. Enquanto alguns financiam toda aprodução jornalística, a partir de uma proposta inicial, outros, como os prêmios são um reconhecimento por um trabalho que já está pronto. 

Em todo o processo de “concorrer” a estes diferentes tipos de oportunidades, busca-se características transversais como a originalidade e autoconhecimento; curiosidade; criatividade e credibilidade. Tais características podem ser associadas aos requisitos que o edital propõe e perpassam pelo tempo de experiência na profissão, os critérios de idioma; requisitos para publicação e o tema geral do edital. Nesse sentido, a jornalista reforça: “não é sobre se encaixar na oportunidade, mas encontrar a oportunidade que combina com você”. 

Além disso, o processo produz aprendizados e, por isso, é importante conhecer a instituição que está ofertando o edital, as regras, noção sobre o estilo do trabalho - individual ou coletivo, a sua relação com a temática e como você poderá contribuir, além de, é claro, verificar os editais anteriores e ver as tendências que a instituição segue na classificação das propostas. 

Para a produção de uma proposta, você deve propor um tema com fontes e informações relevantes, considerar um orçamento que possibilitará seguir com o processo com a estrutura necessária: staff, viagem, divulgação e segurança. Para a escrita da proposta, considera-se importante, segundo Alice Martins, um resumo de pauta com gancho, fontes e o seu diferencial; os veículos aliados; a distribuição do plano de segurança; um cronograma completo de todo o processo e a documentação exigida pelo edital - currículo, carta de recomendação ou interesse. 

No entanto, ela  destaca que as oportunidades são muitas e que o seu perfil deve estar aliado à proposta do edital. Portanto, enquanto uma oportunidade que se encaixa em seu perfil não aparece, é importante se preparar  e se qualificar a partir de congressos e conferências, cursos na área de interesse, domínio no jornalismo de dados, inglês e produção/edição de vídeos e organização das redes sociais profissionais, que também funcionam como um portfólio. 

Este foi o quarto encontro da II Formação Online, realizada pelo Amazônia Vox em parceria com a Fundação Lemann. Foram disponibilizadas 100 vagas distribuídas entre os nove estados da Amazônia Legal. Inicialmente, eram apenas 50 vagas, mas devido ao grande volume de inscritos, este número teve de ser dobrado. Todas as sessões são gravadas, vão ser disponibilizadas aos 457 inscritos e, posteriormente, devem ser disponibilizadas no canal do Amazônia Vox no Youtube.

 

Sobre o Amazônia Vox - A plataforma reúne um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e uma rede de freelancers de comunicação da região. Também produz conteúdo jornalístico baseado em Jornalismo de Soluções, mostrando iniciativas e vozes locais que estão dando respostas para os desafios do território. O projeto foi desenvolvido com apoio do Instituto Bem da Amazônia. O Amazônia Vox também é apoiado pelo International Center for Journalists (ICFJ), através da bolsa global Knight Fellow. Acompanhe nossas redes no Instagram, LinkedIn e Canal no Youtube.

Sobre a Fundação Lemann - A Fundação Lemann é uma organização de filantropia familiar, autônoma e independente, que acredita nas pessoas como impulsionadoras de transformações positivas para o Brasil.  Por isso, atuamos há mais de duas décadas para fortalecer a educação pública, dando atenção especial para alfabetização e aos anos finais do Ensino Fundamental, além de apoiar o desenvolvimento de lideranças. Temos compromisso com a construção de um país mais justo, desenvolvido no seu pleno potencial e com garantia de equidade étnico-racial e de gênero em todas as esferas da sociedade. 

Em mais de duas décadas de atuação, apoiamos diretamente a educação pública de cinco milhões de estudantes, ajudamos a formar mais de três mil lideranças e fomentamos uma rede de líderes que, atualmente, conta com mais de 700 pessoas atuantes em diversas áreas (saúde, educação, gestão pública, terceiro setor). Também criamos centros internacionais e nacional de excelência e geramos conhecimento em áreas estratégicas para o país, aplicadas em educação, tecnologia e gestão pública, para contribuir com as tomadas de decisões a favor das pessoas. Saiba mais em https://fundacaolemann.org.br/. Siga nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn