Amazônia Vox é finalista do prêmio Sebrae de Jornalismo

22/08/2024 14:29

Valdirena Souza, uma das "Guardiãs do Cacau", grupo que produz o chocolate Acaraçú. (Fotografia - Marcio Nagano)

 

Escrito por Alice Martins Morais e Laura Guido (estagiária de jornalismo).

 

A reportagem  “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”, do Amazônia Vox, está entre as finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O reconhecimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está na sua 11ª edição e incentiva a produção de reportagens com enfoque no empreendedorismo no país. 

A matéria do Amazônia Vox está classificada na categoria Texto e é representada pelo jornalista Daniel Nardin, fundador da iniciativa. Também fizeram parte da equipe o fotógrafo Marcio Nagano; a então estagiária Ana Paula Santos; Raffa Regis, diretor de arte e diagramador da matéria; e Ricardo Garcia, que foi editor e mentor da reportagem, pela Fundação Thomson Reuters.

O trabalho conta a história da comunidade do Acará-Açu, no município do Acará (PA), onde ribeirinhos plantam e colhem cacau no sistema de agroflorestas. A amêndoa é beneficiada e dá vida ao chocolate "Acaraçú", produzido pelo grupo de 8 mulheres chamado "Guardiãs do Cacau". A iniciativa comunitária é uma resposta local para gerar renda com a floresta em pé, como alternativa ao avanço da monocultura na região.

O minidoc também foi exibido em março deste ano no canal Futura, ampliando o alcance da reportagem a nível nacional. Além disso, a reportagem chegou aos olhares internacionais, servindo de inspiração para uma publicação do jornal britânico The Guardian sobre o tema, que também utilizou as fotos do Amazônia Vox.

 

Prêmio Sebrae de Jornalismo - Neste ano, o tema central foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” e recebeu 168 trabalhos inscritos no Pará, superando em 17% o número de 2023. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de setembro, durante a cerimônia de premiação, em Belém (PA). Os primeiros colocados de cada categoria concorrem na fase regional, que classificará os finalistas para a final nacional, realizada em Brasília.



Assista, abaixo, ao minidoc "Guardiões do Acará-Açu" (2023): 

 

Minidoc "Guardiões do Acará-Açu": produção de cacau e chocolate em comunidades ribeirinhas