II Formação Online Amazônia Vox, em correalização com Fundação Lemann, registra mais de 450 inscritos

03/07/2024 15:18

Por Laura Guido, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Daniel Nardin

A II Formação Online Amazônia Vox, em correalizacão com a Fundação Lemann, registrou mais de 450 inscritos. Por conta do alto engajamento, com comunicadores e jornalistas de todos os Estados da Amazonia Legal, as organizações decidiram dobrar o número de selecionados que vão poder realizar as sessões de formação. Inicialmente, seriam oferecidas 50 vagas, que agora foram ampliadas para 100. 

A divulgação dos selecionados será no dia 10/7. O treinamento ocorrerá entre os meses de julho e setembro de 2024. Com 1h30 de duração na modalidade online, as sessões abordarão temáticas relacionadas à ética e inteligência artificial na comunicação, produção de podcasts com temas regionais, criação de engajamento nas redes sociais, oportunidades de editais de reportagem e recomendações para não reproduzir preconceitos sobre a Amazônia no jornalismo.

Diversidade - Entre os 457 inscritos, o quadro geral mostra pluralidade e diversidade. Em relação à idade dos inscritos, 43,8% tem entre 26 e 35 anos, 25,2% 35 e 45 anos, 23,6% 18 e 25 anos e 7,4% têm acima de 45 anos. Já em relação ao gênero, as mulheres representam 62,4% do total. Entre os inscritos, 66,7% declaram-se pretos ou pardos, 11,4% índigenas e 20,4% são brancos. É válido destacar que as vagas serão definidas pelo critério de diversidade, incluindo a regional, com proporção entre os inscritos em cada Estado da Amazônia: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Na edição de 2024, foram priorizados instrutores amazônidas para ministrar as sessões, além de temas direcionados ao apoio para os jornalistas produzirem conteúdos direcionados para a região e seus desafios.

Confira a programação completa:

17/7 - Planejamento e gestão de conteúdo de causa com foco socioambiental - com Larissa Noguchi e Daniel Nardin
31/7 - Criação de conteúdo e engajamento nas redes – com José Kaeté e Amanda Campelo
07/8 - Combate à desinformação e ética no uso de Inteligência Artificial - com Marta Alencar
21/8 - Elaboração de projetos de reportagem e oportunidades de bolsa – com Alice Martins
04/9 - Podcasts com temática regional: como criar e distribuir conteúdo – com Maickson Serrão
18/9 - Como não reproduzir preconceitos sobre a Amazônia na comunicação – com Joice Santos e Tarisson Nawa

Sobre o projeto Amazônia Vox - A plataforma reúne um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e uma rede de freelancers de comunicação da região. Também produz conteúdo jornalístico baseado em Jornalismo de Soluções, mostrando iniciativas e vozes locais que estão dando respostas para os desafios do território. O projeto foi desenvolvido com apoio do Instituto Bem da Amazônia. O Amazônia Vox também é apoiado pelo International Center for Journalists (ICFJ), através da bolsa global Knight Fellow.

Sobre a Fundação Lemann - A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais no site. Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn