Festival Gabo inclui Amazônia Vox na programação oficial

21/06/2024 09:05

Por Laura Guido, estagiária de Jornalismo. Com supervisão de Daniel Nardin

A Fundação Gabo vai promover, entre os dias 3 e 7 de julho, a 12° edição do Festival Gabo, um dos maiores e mais respeitados eventos de jornalismo da América Latina, que celebra o legado de Gabriel García Márquez: excelência, ética e coerência no jornalismo. Com uma programação extensa, o Festival Gabo será em Bogotá, capital da Colômbia, e contará com a presença de jornalistas do mundo inteiro. 

O coordenador do projeto Amazônia Vox, Daniel Nardin, é um dos convidados e irá proferir a palestra “Jornalismo de Soluções e vozes locais na cobertura climática", sendo uma das “classes magistrales”, do evento.  A palestra será no dia 5 de julho, às 11 horas, na Biblioteca Compensar.

Na programação oficial, o chamado para a palestra informa que “as histórias com foco em soluções podem contribuir para desconstruir estereótipos sobre a Amazônia. Uma estratégia importante – além de abrir mais espaço para as narrativas locais – é produzir conteúdos que explicam termos e expressões desconhecidos, especialmente para jovens e adolescentes, assim como faz a plataforma Amazônia Vox, que se apoia em uma base de contatos e profissionais da região”. O site oficial também destaca que “nesta palestra, o coordenador da Amazônia Vox apresentará a ação de educação midiática realizada a partir das reportagens climáticas produzidas por essa plataforma como um caminho para envolver e criar novas audiências. Entre outras reportagens, será apresentada a série sobre resíduos urbanos em Belém (Brasil), sede da COP30 de 2025, possível graças à colaboração da Fundação Gabo e da Fundação Avina”.


Veja os episódios da série de reportagem

Iniciativas em Belém mostram como a cidade da COP 30 pode reduzir geração de resíduos - Episódio 1
“Movimento Escola Viva” tem casa-laboratório que armazena mais de 8 toneladas de lixo - Episódio 2
Mercado da moda e beleza tem alternativas para causar menos impactos no meio ambiente - Episódio 3


A programação é extensa e, além dos grupos de leitura, escutas (palestras), há o momento de premiação dos finalistas do Prêmio Gabo 2024, que abre o evento no dia 3 de julho. O Prêmio Gabo é composto por cinco categorias: Texto, Cobertura, Imagem, Áudio e Fotografia. Nesse sentido, jornalistas de diversos países como Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, El Salvador, México, Portugal e Venezuela estão concorrendo. Nesta edição, o Brasil está sendo representado pelos veículos InfoAmazonia, Folha de São Paulo, jornal O Globo, TV Globo (GloboPlay) e Intercept Brasil. Cada veículo está com um grande grupo de jornalistas que poderão levar o prêmio ao país de origem. 

Sobre a Fundação Gabo - A Fundação Gabo foi criada em 1995 pelo jornalista Gabriel García Márquez e tem como objetivo promover, na América Latina, um jornalismo a partir da ética, excelência e coerência. Mantendo parcerias com organizações do mundo inteiro como a Organização Ardila Lulle (OAL), grupo SURA, Bancolombia e com a Prefeitura de Medellín. Após a morte de Gabo, em 2014, o enfoque daqueles que seguem com a Fundação é de consolidar o legado de Gabriel García Márquez para o jornalismo e literatura, que acreditava “no jornalista como autor, na ética como condições inegociáveis e no poder das boas histórias para transformar a realidade”. A organização mantém uma rotina de oficinas, videoconferências, editais de fomento e o próprio Festival Gabo, tendo como público comunicadores do mundo inteiro.