Adolescentes revisam reportagem e destacam alertas sobre mais cuidado com resíduos urbanos

10/06/2024 09:10

Uma nova série de reportagem produzida pelo projeto Amazônia Vox foi publicada esta semana e passou por revisão de cerca de 40 estudantes do Ensino Médio, da turma 2D da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará. Com orientação da professora de língua portuguesa, Marcela Castro, a atividade envolve leitura, debate e revisão dos textos antes da publicação pela plataforma. Os nomes dos 'alunos-revisores' podem ser conferidos mais abaixo.

Antes da ação, a professora explica a importância de reconhecer o trabalho jornalístico profissional, as fontes consultadas e números, diferenciando a opinião e a história construída na reportagem. "Eles acessam muito as redes sociais e o trabalho de educação midiática é fundamental para que eles possam ter um olhar e percepção mais crítico sobre o que recebem e muitas vezes repassam", afirma Marcela. 

Após a leitura, os estudantes fazem ajustes no texto ou pedem mais informações, enviando então para o editor e coordenador do Amazônia Vox, Daniel Nardin, que faz a adaptação. A última atividade foi realizada com a série de reportagem sobre desafios e soluções para os resíduos sólidos em Belém, que pode ser conferida aqui. A série tem três episódios. 

Avaliação - Para a estudante Maria Ruth Ferreira Gomes, as soluções apresentadas ajudam a inspirar iniciativas semelhantes. "Li as matérias e achei muito importante conhecer tudo isso, com informações e exemplos. Gostei muito da mulher que comprou um biodigestor e hoje já não produz resíduo e percebeu que ela tinha uma parcela de culpa na poluição e fez algo pra mudar. Todos os exemplos são maravilhosos e gostei muito de participar"

Para o aluno Kevin Wesley Assunção Reis, a reportagem traz um outro alerta, da necessidade de melhorar os indicadores de reciclagem na capital paraense. "Gostei muito das matérias e preocupa quando a gente vê que Belém produz muito lixo, mas recicla pouco. Isso é bizarro, precisa de incentivo público para mudar", disse. 

A estudante Adrya Vitória da Silva Ramos apontou também preocupação com os baixos indicadores de tratamento de esgoto na capital paraense. "É um número muito baixo e a população sente o impacto disso, com as doenças e piora com os alagamentos na cidade", afirma. 

A reportagem também trouxe muitos dados e informações técnicas, que tiveram de ser adaptadas para facilitar a compreensão. Foi o que destacou Rozangela Vitoria Souza Silva. "Achei interessante comparar a quantidade das áreas com campo de futebol, que conseguimos visualizar melhor o número", disse citando trecho da reportagem que cita o equivalente em área desmatada das emissões causadas por metano de lixões. 

Veja a lista de "alunos-revisores" da reportagem:
Adailson de Souza Pereira
Adrian da Silva Farias
Adrya Vitória da Silva Ramos
Aline Barbosa Pessoa
Arthur Vinicius Santiago da Silva
Bárbara Barbosa de Lima
Carlos Elielson Silva Pacheco
Daniela Pereira Monteiro
Daniel Cristian Oliveira da Silva
Eduardo Pantoja da Natividade
Elenice Ferreira Costa
Emily Cristina dos Anjos Teixeira
Erika Diorano Rosário da Silva
Evellyn Kauanne Guimarães Canuto
Gustavo Ramos Santana
Karoline Borges de Melo
Kevin Wesley Assunção Reis
Maria Ruth Ferreira Gomes
Matheus Juan Paula de Oliveira
Murilo Silvestre de Abreu
Nayra Rizete Ferreira Calandrine
Pamela Cristina Trindade Costa
Paula Santa Rosa de Almeida
Paulo Henrique Silva e Silva
Pedro Eduardo Duarte do Nascimento
Renan Medeiros Cardoso
Ronald Luiz Duarte do Nascimento
Rozangela Vitoria Souza Silva
Samara Sena de Souza
Sarah Edeli Souza Coelho
Sarah Lopes de Barros
Silas Pessoa Batista
Steffany Sulleny Silva Rosa
Taynara Trindade Lima
Vanessa da Silva Cordovi
Wanessa Cristina Barros Mafra
Wellysson Assis Faro