Iniciativa da Amazônia é selecionada para programa de bolsas globais do ICFJ

10/05/2024 07:11

Por Laura Guido, com supervisão de Daniel Nardin
Foto: Jenifer Bandeira

O International Center for Journalists (ICFJ) divulgou nesta semana a seleção dos sete jornalistas que vão integrar o programa de bolsas anual “Knight Fellow” para 2024-2025. Na listagem, apenas um brasileiro: o jornalista Daniel Nardin, de Belém (PA) foi selecionado com o projeto Amazônia Vox. A plataforma cria um banco de fontes de conhecimento da Amazônia, uma rede de freelancers da região e produz conteúdo baseado em Jornalismo de Soluções. 

Durante a bolsa anual, o projeto terá apoio e divulgação global pelo ICFJ, que existe há 40 anos, está presente em 95 países e tem 177 mil jornalistas em sua rede. No período, a plataforma ganhará uma versão em inglês, aumentará a base de dados e capilaridade do banco de fontes e freelancers e promoverá formações gratuitas para comunicadores e jornalistas, além de desenvolver um banco de imagens por profissionais da Amazônia.

Selecionados - Os outros seis bolsistas estão espalhados em países como Estados Unidos, Cuba, Venezuela, Argentina, Itália e Índia. No campo da Inteligência Artificial e Jornalismo, as profissionais Nikita Roy e Mattia Peretti atuarão, na bolsa, co-organizando um painel no Festival Internacional de Jornalismo sobre o que as redações estão acertando e errando sobre integração de novas tecnologias. Roy estuda a alfabetização em IA e sua contribuição no ofício jornalístico. Peretti, por sua vez, busca a descoberta de soluções inovadoras para ajudar as organizações jornalísticas a tornarem-se mais sustentáveis. Sannuta Raghu, da Índia, está à frente dos projetos de IA da Scroll.inpara notícias e jornalismo. 

Na perspectiva da “Mídia Exilada”, Luz Mely Reyes e José J. Nieves apoiarão organizações de mídia no exílio. Reyes é jornalista venezuelano e cofundador do Efecto Cocuyo e Venezuela Migrante , buscará parceria junto aos jornalistas exilados na América do Sul. Nieves, jornalista cubano e cofundador do meio de comunicação independente El Toque , terá como objetivo garantir a sustentabilidade a longo prazo dos meios de comunicação social no exílio.

Acesse este link e conheça mais sobre o programa e os bolsistas do projeto.