No Acre, projeto Amazônia Vox recebe homenagem do Comitê Chico Mendes

22/12/2023 09:07

Texto com colaboração da coordenação de comunicação do Comitê Chico Mendes

O projeto Amazônia Vox, uma das iniciativas do Instituto Bem da Amazônia, foi um dos homenageados durante a Semana Chico Mendes 35 Anos - Empate de Retomada. Realizada entre os dias 15 e 22, o evento ocorreu com extensa programação em diferentes municípios, envolvendo dezenas de instituições, coletivos e associações, coordenads pelo Comitê Chico Mendes.

O Comitê definiu quatro nomes agraciados com o Prêmio Chico Mendes de Resistência e 35 homenageados. A curadoria é realizada por uma Comissão especial nomeada pelo Comitê Chico Mendes, organizador do evento anual em homenagem ao líder seringueiro que se tornou símbolo mundial em defesa da floresta em pé.

"Estas personalidades e organizações destacam-se como pilares na defesa dos ideais de Chico Mendes, tornando-se inspiração e guia para as futuras gerações. Cada homenageado representa uma peça crucial do mosaico da resistência, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável na Amazônia", diz Guma Rodrigues, presidente da Comissão do Prêmio Chico Mendes.

Para Angela Mendes, filha de Chico Mendes e presidente do CCM, o projeto Amazônia Vox reforça a visibilidade dos amazônidas nas narrativas produzidas sobre a região e está alinhada com os ideais do Comitê. "É uma plataforma incrível. Quando eu achava que não teria mais quase nada para ser criado na internet, veio essa iniciativa criativa, inovadora e que facilita as conexões que precisamos", destacou.

Reconhecimento - Os quatro premiados foram escolhidos de acordo com as categorias: Laiane da Costa Santos é moradora da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre, com o prêmio Jovem Liderança; Mídia Ninja, uma rede de comunicação independente que busca novas formas de produção e distribuição de informação, em Relevância Institucional; a comunidade do Quilombo Nova Vista do Ituqui, em Santarém (Pará), recebeu o prêmio de Comunidade Tradicional e Claudelice da Silva Santos, defensora de direitos humanos do estado do Pará, com o prêmio de Personalidade, pela notória atuação em defesa dos ideais de Chico Mendes e os impactos dos trabalhos realizados na e pela Amazônia.

Homenagens - Por terem se passado 35 anos do assassinato de Chico Mendes, além do Prêmio também foram escolhidas 35 pessoas, entidades e instituições que de qualquer forma, ao longo do tempo vêm mantendo vivos os ideais de Chico Mendes.

Este ano, os homenageados são: Amazônia Vox, Ong Mandí, Engajamundo, Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Maria Nice Costa Machado, Mundano, João Martins, União das Juventudes dos Povos Originários do Acre, Karla Kristina Oliveira Martins, Denizete Ferreira Simão Kaxarari, Professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Olga Becker, Dora Hees, Sergio de Carvalho, Miranda Smit, Edel Moraes, Revista Xapuri Socioambiental, ong Clima de Eleição, NEPSE, Edilson Martins, Observatório do Marajó, portal Amazônia Real, Instituto de Estudos Amazônicos, portal Tapajós de Fato, João Garrinha, Coletivo Varadouro, Associação Mulher Flor, Rede Jandyras, Projeto Saúde Alegria, Jornal O Varadouro, Rosa Roldán, Dedê Maia, Comissão Pró-Indígenas do Acre, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais (Conaq) e Articulação das CPTs da Amazônia.

Semana Chico Mendes 35 Anos - Empate de Retomada: A Semana Chico Mendes é um evento anual que celebra a história e legado do líder seringueiro Chico Mendes, nascido no Acre, para reverberar Brasil afora a luta e a resistência dos povos da floresta. É realizada sempre entre os dias 15 a 22 de dezembro, datas de nascimento e morte de Chico, com organização do Comitê Chico Mendes.

Sobre o Amazônia Vox - O projeto Amazônia Vox é uma plataforma de conexão que facilita contatos e dá visibilidade a temas relevantes para a região. A iniciativa atua em três frentes principais:

1. Banco de fontes de conhecimento da Amazônia, reunindo especialistas em diversas áreas de atuação (conhecimento científico, tradicional, setores produtivo e cultural).

2. Rede de freelancers de comunicação da Amazônia, reunindo jornalistas, fotógrafos, filmakers, designers, intérpretes e comunicadores independentes de áreas urbanas, rurais, ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

3. Espaço para divulgação de conteúdo jornalístico aprofundado e em multiplataformas, baseado na perspectiva do Jornalismo de Soluções, apresentando iniciativas locais que dão respostas aos desafios regionais.

Sobre o Instituto Bem da Amazônia

O Instituto Bem da Amazônia é uma spin-off de impacto social da Temple Comunicação, se configurando em uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos, sem caráter político ou partidário. Nascido em 2022, com o intuito de apoiar o Desenvolvimento Sustentável, ampliar a voz e melhorar as condições de vida da população, defendendo os direitos dos povos da Amazônia. Entre as iniciativas do instituto está a plataforma Amazônia Vox. Para saber mais, basta acessar: https://bemdaamazonia.org.br/